O Rap é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop. No Brasil, ele está mais associado a favelas e periferias, e é encontrado na maioria dos estados do Brasil. O estilo em certo tempo foi associado à criminalidade no Brasil, mas com o decorrer dos anos, foi identificado como um estilo forte que associa sentimentos em forma de música.
Antes mesmo do rap chegar ao Brasil, algumas canções no estilo já tinham sido lançadas. Como possíveis primeiras canções estão, o samba "Deixa isso pra lá" (faixa contida no álbum "Vou de samba com você") de Jair Rodrigues em 1964, "Melô do Tagarela" (1979) de Arnaud Rodrigues e Luís Carlos Miele (paródia de Rapper's Delight de Sugarhill Gang), "Mandamentos Black" (1977), e Melô do Mão Branca" (1980) de Gerson King Combo.
Gerson foi um dos principais expoentes do movimento Black Rio, misturando soul e funk com letras de forte consciência social. Sua obra influenciou gerações, sendo especialmente reverenciada por artistas do rap nacional, que reconhecem nele uma figura pioneira na valorização da identidade negra e na denúncia das desigualdades sociais.
Eu particularmente me lembro bem, pois curti bastante e participei dos encontro na estação São Bento do metrô, no centro da cidade de São Paulo, na Wikipédia é mencionado a praça Praça Roosevelt, mas acredito que o grande movimento do rap no Brasil, teve a sua explosão na São Bento, basta assistirem o documentário “NOS TEMPOS DA SÃO BENTO”, para entender do que estou falando, claro que tinha muitos outros locais onde o movimento era desenvolvido, mas não tem como negar que os encontros na São Bento era, e foi a grande sensação, também me lembro, e participei de encontros no parque do Ibirapuera, entre outros locais. Na periferia começaram a surgir as equipes de som, e com isso diversos difusores (grupos, e duplas) de rap. Essa postagem é para homenagear o dia do rap nacional, dia 06 de agosto, e para deixar apostagem mais interessante, coloquei gravações que tiveram grande contribuição para o movimento na época, e são referência até os dias atuais.
Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota
Músicas
01 Filho Ingrato - A Familia
02 Sem Querer - Catito
03 Lembranças - Consciência Humana
04 Colarinho Branco - Duck Jam e Nação Hip Hop
05 O Pânico Nosso De Cada Dia - Mentes Criativas
06 Cerveja - Mister Théo
07 Mundo Irracional - Sistema Negro
08 Olha O Menino - Helião e Negra Li
09 Rap da Abolição - Os Metralhas
10 P de Pepeu - Pepeu
11 Pânico na Zona Sul - Racionais MC's
12 Pirituba - RZO
13 Foi Bom - Sampa Crew
14 Corpo Fechado - Thaíde & DJ Hum
Clique aqui ou nas capas para baixar (Terabox)
Clique aqui ou nas capas para baixar (Mega)
Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário