Posso perde uma batalha, mas não desisto da luta


Quem puder, clique em um dos anúcios que aparecem abaixo das postagem, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades. Obrigado pela visita, baixe os CDs, e curta as músicas, muito obrigado mesmo.

Forte abraço

DJ Dejota



sexta-feira, 11 de junho de 2021

Coletânea – Festival Rootstock 2019 – Homenagem a Jackson do Pandeiro

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho (Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919 – Brasília, 10 de julho de 1982), foi um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Também conhecido como O Rei do Ritmo.

Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, no Engenho Tanques, com o nome de José Gomes da Silva. Ele era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão (nome artístico de Flora Maria da Conceição) e de um oleiro, José Gomes. Teve uma infância muito pobre e nunca frequentou uma escola.

Através da mãe, Jackson começou a tomar gosto pelo ritmo como tocador de zabumba. Após a morte do pai, José Gomes, no início dos anos 30, a família passa por apertos financeiros ainda maiores, chegando a roubar frutas em fazendas vizinhas e a revirar lixo em busca de restos aproveitáveis. A pé, Flora e os três filhos José (Jackson), Severina e João, acompanhados de João Galdino, filho da única irmã reconhecida de Santana, vão tentar uma nova vida em Campina Grande, aonde chegam após quatro dias de viagem.

Em Campina Grande, foram acolhidos pelo pai de João Galdino, Manuel. Jackson trabalhou como engraxate e ajudante de padaria. Para complementar a renda, arranjava diversos serviços extras como pintor, varredor de ruas, telhadista, etc - na falta de um pai e de um companheiro duradouro para a mãe, Jackson lentamente assumia o papel de chefe da família.

Primeiros trabalhos

Também em Campina Grande, Jackson se juntou ao tocador de fole Geraldo Corrêa, ao banjoísta Epitácio Cassiano dos Santos (o "Paizinho") e ao violeiro e pandeirista Vicente Pereira da Silva, que ele já conhecia de Alagoa Grande, para tocar juntos na zona da cidade. Ainda, nos serviços de divulgação por alto-falantes, Jackson viu uma oportunidade de promover seu trabalho.

Um dia, Jackson foi convidado a substituir Caiçara, então animador do pastoril de Zé Pinheiro, bairro de Campina Grande. Sua apresentação foi um sucesso e, por seu jeito de dançar, recebeu o apelido de "Palhaço Parafuso". Na mesma época, formou a dupla Café com Leite com o também pandeirista Zé Lacerda.

Nas noites, tocava no Cassino Eldorado de Josefa Tributino, sua madrinha artística, a qual foi homenageada na música "Forró em Campina". Na feira central de Campina, conviveu com artistas populares, como conquistas e violeiros. Seu nome artístico originou-se das brincadeiras de criança, ainda em Alagoa Grande, dos filmes de faroeste, no tempo do cinema mudo, onde se autodenominava "Jack", inspirado em Jack Perry, artista dos referidos filmes. O apelido pegou, e em Campina Grande, após iniciar como pandeirista ficou conhecido como Jack do Pandeiro, e passando a acompanhar artistas da terra.

Quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, muitos soldados de várias regiões do Nordeste passaram a frequentar o Eldorado, cuja freguesia antiga se esvaiu. O local começou a ficar violento e logo Jackson decidiria abandonar o local e partir para João Pessoa em 1946. Fonte Wikipédia


Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. DJ Dejota.


Músicas deste CD


01 Trio Dona Zefa – Herança do meu Pai (Benício Guimarães)

02 Nando Nogueira – Cabo Tenório (Rosil Cavalcanti)

03 Ó do Forró – Coração Bateu (Ivo Marins – Jackson do Pandeiro)

04 Marimelo – Sina de Cigarra (Jackson do Pandeiro – Delmiro Ramos)

05 Biliu de Campina – A mulher que virou Homem (Jackson do Pandeiro – Elias Soares)

06 Mestrinho – 1 x 1 (Edgar Ferreira) / Cantiga do Sapo (Jackson do Pandeiro – Buco do Pandeiro)

07 Mariana Aydar – A ordem é Samba (Jackson do Pandeiro – Severino Ramos)

08 Edson Duarte – Rainha de Tamba (Zé do Norte)

09 Dois Dobrado – Os cabelos de Maria (Rosil Cavalcanti – Jackson do Pandeiro)

10 Trio Potiguá – Pinicapau (Codó)

11 Os 3 do Nordeste – Forró em Campina (Jackson do Pandeiro)

12 Trio Nordestino – O Canto da Ema (Alventino Cavalcanti – Aires Viana – João do Vale) / Cantiga do Sapo (Jackson do Pandeiro – Buco do Pandeiro)

13 Estopim – Rojão de Brasília (Jackson do Pandeiro)

14 Xote das Meninas – Capoeira mata um (Álvaro Castilho – De Castro)

15 Os Fulano – Bodocongó (Humberto Teixeira – Cícero Nunes)

16 Geraldo Azevedo e Forróçacana – O Canto da Ema (Alventino Cavalcanti – Aires Viana – João do Vale) / Sebastiana (Rosil Cavalcanti)


Clique aqui ou nas capas para baixar


Clique aqui ou nas capas para baixar (Mega)


Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. DJ Dejota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário