Black Power (em português: "poder negro") foi um movimento entre pessoas negras no mundo ocidental, especialmente nos Estados Unidos. Mais proeminente no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o movimento enfatizou o orgulho racial e a criação de instituições culturais e políticas negras para cultivar e promover interesses coletivos, valores antecipadamente, e segura autonomia para os negros.
O mais antigo conhecimento do uso da expressão "Black Power" veio de um livro de Richard Wright, lançado em 1954 intitulado Black Power. O primeiro uso da expressão com sentido político pode ter sido por Robert F. Williams, presidente da NAACP, escritor e editor ativo nas décadas de 1950 e 1960.
Robert F. Williams, notável proponente do Black Power.
No entanto, alguns estudiosos acreditam que o uso da expressão remonta ao século XIX, sendo encontrada no discurso de personagens como o político Adam Clayton Powell e o militante de direitos civis Willie Ricks.
A expressão tornou-se mais conhecida quando foi usada por Stokely Carmichael, militante radical do movimento negro nos Estados Unidos, após sua vigésima sétima detenção, em 1966. Na ocasião, ele anunciou:
"Estamos gritando 'liberdade' há seis anos. O que vamos começar a dizer agora é 'poder negro' ", anunciou.
Nas décadas seguintes, a expressão ""Black Power"" foi gradativamente desvinculada do contexto histórico e político em que foi criada, passando a ser associada apenas a um estilo de cabelo. Fonte Wikipédia
Músicas deste CD
02- Nice and naughty
03- No Woman No Cray (remix)
04- Notorius Thugs
05- Piece of My Heart
06- I'll Be Missing You
07- Doint It
08- Ah! Ah! Ah! Uhh
09- Contry Grammar
10- Oh Yeah
11- Get Ur Freak
12- Rollin Up Some Mo
13- Don't Realize
14- In Da Cube (Remix)
15- I Treid
16- Don't Matter
Clique aqui ou nas capas para baixar o CD
Nenhum comentário:
Postar um comentário