" Got My Mojo Working " é uma canção de blues escrita por Preston "Red" Foster e gravada pela primeira vez pela cantora de R&B Ann Cole em 1956. A letra de Foster descreve vários amuletos ou talismãs , chamados mojo , que estão associados ao hoodoo , um antigo afro-americano sistema de crenças da magia popular.
Em 1957, Muddy Waters lançou a música com algumas letras diferentes e um novo arranjo musical. Foi uma característica de suas apresentações ao longo de sua carreira, com uma versão ao vivo gravada em 1960 apontada como a mais conhecida. A interpretação de Waters recebeu vários prêmios e também foi reconhecida por várias organizações e publicações. Como um padrão de blues , foi gravado por vários blues e outros artistas.
Enquanto a versão de Cole de "Got My Mojo Working" reflete mais um estilo doo-wop , Muddy Waters enfatiza um ritmo de direção. O crítico do AllMusic, Matthew Greenwald, também observa o ritmo da música: "Um ritmo robusto de jump blues e andamento conduzem a música, enquanto uma progressão básica de acordes 1/4/5 define a melodia. O encontro desses dois estilos é a base para o gênero rock & roll e torna a música uma das mais influentes."
Waters usou muitas das letras de Foster, mas acrescentou uma referência à aquisição de um mojo de sua canção de 1950 "Louisiana Blues": "Estou indo para Nova Orleans, me dê uma mão mojo, estou 'no show todas vocês, mulheres bonitas, sim, como tratar seu amor". Sua popular canção de 1954, " Hoochie Coochie Man ", escrita por Willie Dixon , também menciona um mojo.
Waters gravou a música em 1º de dezembro de 1956, para a Chess Records em Chicago. Tanto Little Walter quanto James Cotton foram mencionados como fornecedores das partes da gaita.
"Got My Mojo Working" foi uma característica das apresentações ao vivo de Muddy Waters ao longo dos anos, com uma versão popular aparecendo em seu álbum At Newport 1960 . Escrevendo para a Blues Foundation , quando a música foi reconhecida como um "clássico da gravação de blues" em 1984, o historiador de blues Jim O'Neal observou que "a versão em duas partes que garantiu o renome da música estava no inovador LP Muddy gravado ao vivo no Newport Jazz Festival em 1960." Ele também chamou a música de "um padrão em inúmeros repertórios de bandas de blues". A versão de Waters está incluída na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Rolling Stone, no número 202. Em 1999, recebeu o Grammy Hall of Fame Award e é identificada como uma das " Canções do Século " pela RIAA
Aqui no Brasil ela foi imortalizada na voz de Jimmy Smith, sempre presentas nos bailes dos anos 70,80,90, e nos dias de hoje. Também foi acrescentado a letra “I”, fazendo com que o nome da música seja muitas vezes escrita de forma errada, o que para muitos passou a ser a certa, sendo escrita “I Got My Mojo Working”. Assim nessa coletânea eu resolvi deixar da forma que conheci e vi pela primeira vez.
Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota.
Músicas deste CD
01 I Got My Mojo Working- Jimmy Smith
02 I Got My Mojo Working- Otis Spann
03 I Got My Mojo Working- Nine Bilow Zero
04 I Got My Mojo Working- Etta James
05 I Got My Mojo Working- Ann Cole
06 I Got My Mojo Working- The Shadows Of Knight
07 I Got My Mojo Working- Clarence "Gatemouth" Brown
08 I Got My Mojo Working- Johnny Winter
09 I Got My Mojo Working- Mojo Blues Band
10 I Got My Mojo Working- Muddy Waters
11 I Got My Mojo Working (Instrumental)- Sixty Melody
Clique aqui ou nas capas para baixar (MEGA)
Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário