Na segunda metade dos anos 60, nasceu em Tijuana esse grupo, que ganhou reconhecimento por sua interpretação precisa de covers em inglês dos grupos da chamada onda inglesa. Era comum ver lugares esgotados como Flamingo's Drive ou Mike's a Go Go, quando eram anunciados em suas marquises. Depois de tocar no programa de televisão "El club de las estrellas", eles chamaram a atenção da Discos Capitol, com quem gravaram seu primeiro e único álbum autointitulado em 1967.
A música "Dime" era a mais tocada nas rádios da época. Fernando Vahauks tocou bateria no álbum, juntando-se formalmente ao grupo desde que Jorge Luján havia deixado a banda. Nesse mesmo ano saíram dois EPs com músicas do LP: "Los Tijuana Five" e "Ya no espero". O dono do Mike's a Go Go, Miguel León, os levou para a Cidade do México, onde ficaram alguns meses tocando em vários cafés cantores, triunfando no "A Plane du Soleil", que ficava no cruzamento da Insurgentes com a Reforma. Em uma viagem que fizeram ao porto de Acapulco, sofreram um acidente de carro, ferindo alguns integrantes da banda. Isso os fez voltar para Tijuana e parar de jogar por algum tempo. O que a princípio foi visto como um acontecimento infeliz, na verdade, tornou-se a chance de experimentar novas ideias e composições. Incorporaram instrumentos como a cítara, o koto e a gaita de foles, seduzidos pela psicodelia e hipsterismo predominantes. Além disso, após a fusão do álbum, a fama do álbum se espalhou por todo o país, o que se traduziu em trabalho e um constante ir e vir à Cidade do México.
Em 9 de março de 1969, eles abriram o show para The Byrds no estádio Ciudad de los Deportes, que atualmente é o Blue Stadium. Também foi anunciado o grupo Union Gap, que não jogou devido à má organização do evento. Isso causou distúrbios no público presente. O resultado foi um escândalo na mídia. "A corrida ensinou o bronze", dizia a manchete de algum jornal do dia seguinte.
Em uma ocasião, enquanto tocavam no Mike's a Go Go em sua cidade natal, Alfredo Calles foi abordado e graças às boas credenciais de Calles, eles viajaram para os Estados Unidos, onde tocaram em grandes salões de sua propriedade; em seguida, levou-os à Cidade do México para se prepararem, pois seriam o grupo de funcionários de uma boate que estava prestes a abrir em Acapulco, o Tiberios. Mudou sua imagem e definiu seu repertório. Após um mês de preparativos e ensaios, eles se mudaram para o porto. Esta inauguração contou com a presença de todo tipo de celebridades do México e dos Estados Unidos, como Tony Curtis, Yul Brynner e María Félix. Calles deu-lhes um bom salário e viveram confortavelmente.
O que a princípio parecia uma ótima oportunidade de trabalho, com o tempo se tornou um trabalho tedioso para alguns, e surgiram divergências. Em 1970, os irmãos Barajas decidiram voltar para Tijuana e formaram o grupo Apocalipsis. Os membros que ficaram no porto se tornaram o Exército do Amor.
Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota.
Músicas deste CD
01 No Me Critiques (Don't Bring Me Down)
02 Mi Auto Puedes Manejar
03 Jenny, Jenny
04 Ya Nunca Mas
05 Dime
06 Aqui, Alla Y En Todas Partes
07 Un Poquito De Mi Un Poquito De Ti
08 Esta Muy Bien
09 Sueños De California
10 Ya No Espero
Clique aqui ou nas capas para baixar (MEGA)
Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário