Posso perde uma batalha, mas não desisto da luta


Quem puder, clique em um dos anúcios que aparecem abaixo das postagem, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades. Obrigado pela visita, baixe os CDs, e curta as músicas, muito obrigado mesmo.

Forte abraço

DJ Dejota



sábado, 27 de agosto de 2022

100% Pé de Serra - 2022

Forró pé de serra, também conhecido como forró ou forró tradicional, é uma expressão usada para designar o grupo de gêneros musicais originários da festa do forró, os quais são executados tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo.

Gêneros musicais nomeados assim, xote, arrasta-pé, baião, xaxado, forró (gênero musical), rojão. Alguns desses gêneros como maracatu, coco, frevo são nomeados assim, quando executados por grupos musicais de forró (pé de serra).


História

No tempo de seu Januário (pai de Gonzaga) faziam-se muitas festas no Araripe, que é uma região montanhosa. Daí a expressão ‘forró no pé da serra’, que hoje chamam ‘forró pé de serra’.

Expressão era usada por Luiz Gonzaga para se referir ao seu local de infância e juventude, Exu/PE, que fica no pé da Serra do Araripe, também se referia as músicas relacionadas aos forrós desse local. Ela está em músicas de sua discografia, o "chamego" "Pé de Serra" de 1942, o xote "No meu pé de serra" de 1946, o arrasta-pé "Alegria de Pé de Serra" de 1978.

Por causa do surgimento do movimento musical do forró eletrônico, a partir dos anos 90, expressão forró pé de serra passou a ser usada amplamente, também criou-se a expressão, forró tradicional para diferenciar o movimento recente do anterior. Tendo como o maiores defensores do Forró Pé-de-serra ou Tradicional os artistas Alcymar Monteiro (Rei do Forró), Flávio José (Rei do Xote) , Jorge de Altinho , Assisão entre outros.


Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota.


Músicas deste CD


01 Forró Tema- Dominguinhos

02 Festejo Nordestino- Amazan

03 O Forró da Coréia- Gerson Filho / Clemilda

04 Chorinho em Dó Menor- Dedé do Cantinho de Itaporanga

05 Procurando Tu- Jackson do Pandeiro

06 Sente Aqui Morena- Os Filhos do Nordeste

07 Ordem do Patrão- Zé do Forró

08 Pisa na Fulô- Zé Gonzaga

09 Forró de Propriá- Pedro Sertanejo

10 Serrote Preto- Dedé do Cantinho de Itaporanga

11 Amor de Nós Dois- Amazan

12 O Galo- Dedé do Cantinho de Itaporanga

13 De Amor Eu Morrerei- Dominguinhos

14 Dança do Toré- Gerson Filho

15 Forró em Araripina- Zé do Forró

16 Coração do Norte- Pedro Sertanejo

17 Choro 70- Dedé do Cantinho de Itaporanga

18 Onde Anda Meu Amor- Os Filhos do Nordeste

19 Dinheirinho de Forró- Zé Raimundo 

20 Como Demorou- Zenilton

21 Mariquinha- Filhos do Nordeste


Clique aqui ou nas capas para baixar


Clique aqui ou nas capas para baixar (MEGA)


Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário