Já parou pra pensar na proporção do Rap e da cultura Hip Hop? Já parou para imaginar como é o Rap em cada país desse mundão? Já se interessou em pesquisar rappers dos nossos vizinhos latino americanos?
Há cerca de uns 8 anos comecei por influência de blogs e sites a baixar e conhecer o Rap de fora do Brasil e Estados Unidos. Argentina, França, Cuba, Espanha, entre outros países. Um dos que mais me chamou atenção e me agradou foi o do Chile.
O primeiro que tive contato foi o Salvaje Decibel, com letras sobre política, cotidiano e dificuldades do povo chileno. O grupo é formado pelos MC’s Ezer, Portavoz, Revilo, Funky Flu e pelo DJ Cidtronyck. O destaque do grupo fica com o Portavoz, dono de um flow agressivo e totalmente diferenciado.
Passei a conhecer alguns outros MC’s do país através de pesquisas pelo Youtube. Descobri então nos últimos anos uma infinidade de ótimos grupos e rappers, com muita levada com influência de reggae/dub e ritmos latinos.
Um dos destaques que conheci se chama Movimiento Original (na minha avaliação algo musicalmente muito parecido com o Pentágono) que mistura muito o Rap com reggae/dub, peso e melodia, letras de paz, conscientização, amor e boas mensagens. Staylok, Aerstame e DJ Acres formam o M.O.. Staylok aparece em diversas participações em sons de outros rappers e grupos, principalmente nos refrões, já que possui uma melodia muito forte e marcante na voz. Aerstame participa também de vários trampos.
Salvaje Decibel e Movimiento Original são os dois que mais me agradam do cenário chileno e ambos Mc´s participam de sons um do outro.
Recentemente o Haikaiss gravou um som com outro grupo que gosto bastante chamado MamboRap, que tem uma pegada bem boombap mesclado com ritmos latinos.
Após pesquisar mais a fundo, descobri alguns dos pioneiros da cultura em solo chileno: La Pozze Latina, Tiro de Gracia, Rezonancia, Makiza,Panteras Negras, entre outros. No meio das pesquisas descobri que por lá existe até um grupo chamado Sabotage. O rap feminino ganha destaque com Michu MC, Ana Tijoux, Zita Zoe, Belona MC, entre outras.
O início do Hip Hop no Chile se parece muito como no Brasil: beats pesados, política, valorização da cultura e causas sociais como tema. O Rap chileno assim como aqui atingiu o seu auge nos anos 90 e obteve um resgate de sua popularidade nos últimos anos. A cultura chegou ao país nos anos 80 durante o período da ditadura militar que o país sofreu.
O MC Funky Flu, do Salvaje Decibel me falou um pouco sobre a cena do Hip Hop no Chile e o seu início na carreira na cidade de Santiago.
Flu começou estimulado pelo Rap clássico e pelo grupo chileno Panteras Negras: “Fiquei impressionado com a música. Em seguida descobri que eu também poderia fazer Rap e que grupos do início, como o Panteras Negras, estavam falando sobre o que estava acontecendo no meu bairro e pensei que eu também tinha que fazer aquilo.
Após, no secundário conheci vários rappers e a coisa começou a ficar mais séria”.
Em relação as suas inspirações para escrever cita o seu bairro, a classe trabalhadora e as injustiças sociais. Musicalmente falando diz: “Vivi minha adolescência na década de 90. Minha escola do Hip Hop é principalmente a dessa época, que foi Rawkus, Big L, Fugees, Black Star, e muitos outros. No chile minha inspiração foi o Panteras Negras.”
Sobre a cena do Hip Hop no Chile, Flu fala que assim como no Brasil, o movimento ganhou muita aceitação e visibilidade recentemente: “O Hip Hop está mais posicionado no Chile, a partir da percepção do lado positivo não há mais tanto preconceito. Está mais presente nos meios de comunicação de massa e também há eventos organizados em bairros, assim como muitos shows pequenos e maciços”.
Segundo o Mc, a qualidade do Rap chileno sofreu uma evolução: “Eu pessoalmente acredito que a cena têm crescido muito tanto artisticamente quanto tecnicamente. A qualidade do trabalho é melhor, assim como do som e de todo o trabalho em torno do Rap que é o ramo em que me especializo. Há uma variedade de estilos para todos os gostos. O Free Style também está muito forte, com várias ótimas referências”. O Mc em breve lançará o seu primeiro Cd solo.
Pra quem gosta de Rap em espanhol fica a dica, pois o Chile possui ótimos grupos e rappers, com muita originalidade, ideologia e uma identidade própria muito forte. Texto do Portal RND.
Fiz essa coletânea com a indicação dessa matéria do portal RND, as canções contidas aqui, foram indicadas no portal, e estão em videos no Youtube.
Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota.
Músicas deste CD
01 Salvaje Decibel - Traidores (ft Stailok)
02 Salvaje Decibel - Tu Eres El Mejor ft. Pineda Pride, Bajo Linaje
03 Movimento Original - Originala
04 Movimiento Original - Grandes Pasos
05 Portavoz con Staylok - El Otro Chile
06 Funky Flu y RTTC- Quién
07 La Pozze Latina - Pedro Navaja
08 Panteras Negras - Estilo Huama
09 Ana Tijoux - Somos Sur (Feat. Shadia Mansour)
10 Belona Mc - Alzo Mi Voz
11 Mamborap & Haikaiss - Motivos Auditivos
12 Mamborap - Hip Hop Vicio
13 Liricistas - Estilo Libre
14 Cebolla en Escabeche Feat. Chino NK - Pronto Llegará
15 King Kong Click - 4 Rillaz
16 Sabotage - A Tu Rap Extraño
17 Bubaseta - Evolucione Y Piratery
18 Adickta Sinfonia - Así Me La Vivo
19 Jonas Sanche - Sigo Siendo Nadie
20 Gran Rah - Estar Bien
21 Bascur - No Somos Nada
22 Morteros Crew - Escuela Callejera
23 Mente Sabia Cru - Jardin del Sotano
24 Nuevedoz - Armas ft. Jonas Sanche
25 Solido Sonido Feat. MamboRap - Di Strada Famiglia
26 Zita Zoe - Bitch Astuta
27 Chystemc - Veral Streets
28 One Shot - D'Yerman
Clique aqui ou nas capas para baixar
Clique aqui ou nas capas para baixar (MEGA)
Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário