Posso perde uma batalha, mas não desisto da luta


Quem puder, clique em um dos anúcios que aparecem abaixo das postagem, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades. Obrigado pela visita, baixe os CDs, e curta as músicas, muito obrigado mesmo.

Forte abraço

DJ Dejota



domingo, 21 de agosto de 2022

Zé Ramalho- 1978

Zé Ramalho é o álbum de estreia solo do cantor brasileiro Zé Ramalho, lançado em 1978.

Antecedentes

As músicas que figuram no álbum foram criadas em viagens pelos estados da Paraíba e Pernambuco entre 1975 e 1976, quando Zé ainda cursava medicina na Universidade Federal da Paraíba.

Com essas faixas na bagagem, Zé deixou a faculdade e viajou para o Rio de Janeiro, onde contatou diversos produtores e executivos para tentar emplacar seu primeiro disco. Contudo, a maioria não gostava do material que ouvia ("Avôhai", "Vila do Sossego" e "Chão de Giz") e dispensava o cantor. Foi só na CBS que Zé encontrou uma porta aberta, na pessoa do então presidente Jairo Pires.

O álbum conta com a participação de vários artistas, como Sérgio Dias, Dominguinhos, Altamiro Carrilho, Bezerra da Silva, Paulo Moura e o tecladista Patrick Moraz (com passagem na banda inglesa Yes), na faixa "Avôhai". Carlos mantinha contato com Patrick, e foi daí que surgiu a oportunidade do tecladista fazer a participação especial. Ele tocou em um teclado que Carlos alugou de Lincoln Olivetti.

"Avôhai" foi composta em homenagem ao avô de Zé, que o adotou após o pai morrer afogado dois anos depois de seu nascimento. Zé diz que a inspiração para a música veio após uma experiência com cogumelos alucinógenos na fazenda de uns amigos. Ele olhou para o céu e viu a "sombra de uma gigantesca nave espacial", e uma voz disse "Avôhai" em seu ouvido. Ele estava na fazenda para realizar um estudo para a faculdade. "Avôhai" é uma junção das palavras "Avô" e "Pai". Esta foi a primeira das suas canções que Zé ouviu no rádio, quando estava em um táxi indo para o Aeroporto do Galeão para pegar um avião para mais uma etapa da divulgação da obra.

O álbum não repercutiu muito na época e recebeu críticas negativas da imprensa. Zé acredita que isso se deu por puro preconceito contra sua origem nordestina. Uma matéria da Folha de S.Paulo publicada em 1980, contudo, diz que os críticos "comentaram com bons olhos" o disco, e que alguns estabeleceram na época comparações de Zé com Bob Dylan. Sobre isso, na mesma matéria, Zé comentou que eles o fizeram porque "não conheciam Otacílio Batista" - um dos melhores repentistas do Brasil, segundo ele.


Quem puder, clique em um dos anúncios que aparecem abaixo das postagens, ou na lateral do blog, não é preciso comprar nada, mas só o fato de clicar já ajuda o blog a manter as atividades, trazendo sempre os melhores arquivos. Obrigado pela visita, baixe o CD, e curta as músicas. Dejota.


Músicas deste CD


01 Avôhai

02 Vila Do Sossego

03 Chão De Giz

04 A Noite Preta

05 A Dança Das Borboletas

06 Bicho De 7 Cabeças

07 Adeus Segunda-Feira Cinzenta

08 Meninas De Albarã

09 Voa, Voa

10 Avôhai (Voz E Violão) (Bonus Track)

11 Chão De Giz (Voz E Violão) (Bonus Track)

12 Bicho De 7 Cabeças (Voz E Violão) (Bonus Track)

13 Vila Do Sossego (Voz E Violão) (Bonus Track)

14 Rato Do Porto (Voz E Violão) (Bonus Track)


Clique aqui ou nas capas para baixar


Clique aqui ou nas capas para baixar (MEGA)


Whoever can, click on one of the ads that appear below the posts, or on the side of the blog, there is no need to buy anything, but just clicking already helps the blog keep its activities, always bringing the best files. Thanks for visiting, download the CD, and enjoy the songs. Dejota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário